O QUE SÃO AS HUMANIDADES

As Humanidades são definidas como grupo de disciplinas (ou áreas) voltadas à compreensão do ser humano (ou, no sentido tradicional, ao estudo do Homem). A origem das Humanidades remonta às antiguidades grega e romana, mas se particulariza como um corpo de disciplinas no Renascimento.

 

Apesar de certas ênfases sobre o estudo do homem e de suas obras poderem ser encontradas na antiguidade tanto grega quanto romana, as Humanidades emergiram como um aspecto distinto do currículo durante o Renascimento. O currículo recomendado nesse período era conhecido coletivamente como studia humanitatis,  as Humanidades – consistindo em Gramática, Retórica, História, Poesia e Ética, disciplinas essas que foram todas estudadas nos manuscritos gregos e romanos clássicos.

John  Martin Rich. Bases Humanísticas da Educação (Zahar, 1975)

 

SENTIDO AMPLO DAS HUMANIDADES

Ainda segundo John Martin Rich, as Humanidades não se limitam às disciplinas do seu campo tradicional de estudo.

As Humanidades como campos organizados de estudo, identificam-se, atualmente, com certas disciplinas: Literatura, Música, Pintura, Escultura, Arquitetura, Línguas, Filosofia e História (embora esta última seja colocada, por vezes, entre as Ciências Sociais). 

O fato de selecionar certas disciplinas e de dividir os corpos organizados do conhecimento, regra geral, em quatro áreas principais – as Humanidades, as Ciências Naturais, as Ciências Sociais e os Estudos Profissionais – deixa-nos a impressão de que as preocupações das Humanidades só podem ser encontradas nas disciplinas então designadas. Essa impressão é enganadora.

Como as Humanidades se ocupam do âmbito total do pensamento, da ação e das criações do homem, as indagações humanísticas não devem limitar-se a certas disciplinas, embora, tradicionalmente, este tenha sido sempre o caso. Todos os campos de estudo têm algum potencial para revelar descobertas importantes sobre o homem.

John  Martin Rich. Bases Humanísticas da Educação (Zahar, 1975)

 

HUMANIDADES COMO SABERES DISCIPLINARES ABRANGENTES

Não se limitando, portanto, às áreas tradicionais, mas compreendendo todas as áreas que revelam compreensões sobre o ser humano, as Humanidades alcançam a condição de saberes disciplinares abrangentes. 

As Humanidades são saberes disciplinares ensinados e cultivados nas escolas, desde o Ensino Básico até a Universidade, que se têm constituído ao longo dos séculos e que têm como objeto de estudo o homem enquanto animal que fala, que escreve, que se exprime e comunica através de textos orais e de textos escritos, assim criando mitos, religiões, poemas, narrativas, leis, ordenamentos políticos, sistemas filosóficos, teorias cientificas, etc., que consubstanciam as civilizações e as culturas.

As Humanidades são, por isso mesmo, saberes indissociáveis da memória histórica do homem e saberes cuja teoria e cuja prática são fundamentais na construção do presente e do futuro.

Vítor Manuel de Aguiar e Silva. As Humanidades, os Estudos Culturais. O Ensino da Literatura e a Política da Língua Portuguesa (Almedina, 2010)

 

Embora sejam considerados campos convergentes, as Humanidades, os Humanismos e as Ciências Humanas diferem-se em suas especificidades. Por isso, o estudo das Humanidades leva à formação humanística (sendo este o termo mais adequadamente empregado); o estudo dos Humanismos, à formação humanista; e o estudo das Ciências Humanas (como diz a expressão) à formação científica sobre o ser humano (Homem).