Muitos jovens chegam à universidade – sobretudo às universidades populares ou de massa – eufóricos e ansiosos, felizes por terem conseguido alcançar uma etapa tão importante de suas vidas, especialmente pela expectativa de obterem as melhores oportunidades no mercado de trabalho, graças ao diploma de curso superior. No entanto, vamos percebendo, a cada ano, um fenômeno bastante preocupante. Muitos desses estudantes – mesmo tendo passado no vestibular – carecem de um preparo mais profundo para lidar com a complexidade dos temas que o nível superior exige. A faculdade não é uma extensão do segundo grau, pura e simplesmente. É muito mais. Há exigências de um aprofundamento, de uma maior concentração nos estudos, de uma dedicação redobrada. E é aí que começam os problemas. Muitos alunos não têm como acompanhar o ritmo necessário, e vão levando como podem, em prejuízo de sua própria formação e também do nível de profissional que a sociedade vai recebendo.

Valmor Bolan (Gazeta Digital, 15 de março de 2004)

Objetivo

O curso tem como objetivo habilitar o aluno para o desempenho acadêmico de excelência em seu curso de graduação em Filosofia (presencial ou a distância). Valendo-se do ensino programático de um conjunto de módulos e tópicos de caráter preparatório (propedêutico), o curso propicia o conhecimento antecipado dos procedimentos e noções que possibilitam ao discente em Filosofia visualizar e viabilizar a qualificação acadêmica e profissional de excelência. O curso está voltado, neste sentido, ao aprimoramento do desempenho acadêmico do graduando em Filosofia.

Público-alvo

Graduandos e graduandas do bacharelado e licenciatura em Filosofia, do ensino presencial e a distância.

Aluno Regular e Aluno de Excelência

· Aluno regular em Filosofiagraduando habilitado nos critérios de desempenho acadêmico vigentes nos atuais cursos de graduação em Filosofia das instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras. A atuação acadêmica deste aluno ocorre, por conseguinte, como resultado de sua condição discente regular.

· Aluno de excelência em Filosofiagraduando habilitado para o desempenho acadêmico de excelência em sua área de formação. A atuação acadêmica deste aluno ocorre, por conseguinte, como resultado de sua condição discente de excelência.

· Como consequência do desconhecimento, da indiferença, da negação ou da indistinção entre ambos tipos de alunos, a formação verificada nos cursos de graduação em Filosofia ocorre como resultado da condição discente regular e não da condição discente de excelência.

• O fracasso acadêmico na graduação

→ Embora atestem o êxito da formação, o histórico escolar e o diploma escondem o fracasso acadêmico do aluno de graduação.

• A crise na graduação

→ Relação de mais de 240 artigos que retratam, entre 2002 e 2017, a invariável e recorrente crise do ensino de graduação presencial e a distância (bacharelado, licenciatura e tecnológico) no Brasil.

• O terceiro elemento

→ Proposta de preparação do aluno de graduação para o desempenho acadêmico de excelência.

Razões para se inscrever no curso

· Entendimentos fundamentais: O curso propicia o entendimento dos aspectos fundamentais de condução da graduação em Filosofia, resultando no domínio antecipado de um conjunto de noções e procedimentos de otimização dos estudos e da aprendizagem.

· Planejamento acadêmico: A estada na graduação em Filosofia implica em compromissos acadêmicos intra e extramuros. O curso proporciona o adequado planejamento dos estudos.

· Qualificação acadêmica e profissional: O curso propicia ao graduando em filosofia a visualização e a viabilização da qualificação acadêmica e profissional de excelência.

· Distanciamento dos desvios, percalços, excessos e incertezas: O curso proporciona o distanciamento dos desvios, percalços, excessos e incertezas a que o graduando em Filosofia está frequentemente sujeito durante a realização dos estudos.

· Formação complementar: O curso busca despertar no aluno de Filosofia o ideal da educação geral, incentivando a formação complementar em disciplinas distintas da sua área de formação.

· Embasamento gradual: A carga horária semanal do curso permite a assimilação gradual e apropriada do Conteúdo Programático. São encontros semanais que embasam o processo de compreensão, planejamento e condução da graduação em Filosofia, resultando na qualificação de excelência do graduando ao longo do curso.

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático é constituído de módulos e tópicos de preparação (habilitação) do graduando em Filosofia para o desempenho acadêmico de excelência. O tipo de habilitação que o graduando cursa (bacharelado ou licenciatura) é levado em consideração no ministério do Conteúdo Programático.

· Carga horária total: 60 horas

· Total de 20 encontros: um por semana de 3 horas-aula (com intervalo)

· Período: 5 meses

Número de Vagas

3 vagas por turma.

Metodologia de Ensino

Aulas expositivas e dialogadas, com uso de projetor, emprego de recursos didáticos e linguagem acessível ao ensino do tema proposto.

Aula de Apresentação

· Visa explicitar a proposta do curso e possibilitar a avaliação do mesmo por parte do/a participante (ou participantes). Aula ministrada sem custo.

· Agende pelo 48 99112-9052 WhatsApp

·  Inscrição e 5 mensalidades.

Ministrante

Prof. Marcos Gomes

· Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Graduado em Filosofia (bacharel e licenciado) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

· Professor em cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) de instituições públicas e privadas catarinenses (FACVEST, UNIPLAC, CESUSC, UNIFEB e USJ).

48 99112-9052 WhatsApp