O Histórico Escolar e o Diploma de Graduação

 

histórico escolar de graduação consiste, como se sabe, do registro das atividades curriculares do estudante realizadas ao longo do curso. Pautado, sobretudo, nas notas atribuídas pelos professores às disciplinas cursadas pelo discente, este documento oficial da instituição de ensino superior atesta o rendimento escolar (desempenho acadêmico) do aluno de graduação (formando ou formado).

Emitido por instituição de ensino e reconhecido pelo Ministério da Educação, o diploma de graduação consiste, por sua vez, de documento oficial concedido ao aluno que se formou em determinado curso de nível superior, recebeu um grau acadêmico (bacharel, licenciado, tecnólogo) e alcançou autorização legal para o exercício da profissão na sociedade.

 

O Fracasso Escolar na Graduação

 

Embora o histórico escolar e o diploma atestem oficialmente o êxito do graduado (aluno formado); e, embora o histórico escolar do graduando (aluno em formação), ateste o desempenho acadêmico nas disciplinas das fases cursadas, nem sempre ambos documentos revelam o fracasso escolar (malogro da formação) ocorrido ao longo do curso.

É o que revelam, entre os anos de 2003 e 2016, o extinto Provão (Exame Nacional de Cursos), o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), entre outros.

 

2003 

· Em 21 de maio de 2004, a revista Veja publica matéria intitulada “As notas no Provão dos 260 melhores cursos superiores”. Contendo os dados sobre o desempenho dos quase 500 mil estudantes avaliados, informa que no Provão 2003 (Exame Nacional de Cursos), em 1,5% dos 5.600 cursos participantes, a nota média dos alunos oscilou entre 60 e 80, numa escala de 0 a 100 [ou 6,0 e 8,0, numa escala de 0 a 10]. “Os demais 98,5% estão com média abaixo de 60 [6,0], sendo que quase a metade da amostra patinou em notas menores que 40 [4,0]. A média geral foi espantosamente baixa: 36 [3,6]”. Segundo a revista, os “resultados ruins revelam que muitos jovens universitários chegam ao mercado de trabalho sem saber responder a questões essenciais ao exercício da profissão que escolheram seguir”.1

→ Os cursos avaliados no Provão 2003 são: 

· Administração · Agronomia · Arquitetura e Urbanismo · Biologia · Ciências Contábeis · Direito · Economia · Enfermagem · Engenharia Civil · Engenharia Elétrica · Engenharia Mecânica · Engenharia Química · Farmácia · Física · Fonoaudiologia · Geografia · História · Jornalismo · Letras · Matemática · Medicina · Medicina Veterinária · Odontologia · Pedagogia · Psicologia · Química.

 

2004 

· Em 3 de maio de 2005, o portal do Ministério da Educação (MEC) publica matéria intitulada “Enade mostra desempenho semelhante entre ingressante e concluinte”. Contendo os dados dos alunos avaliados, o MEC informa que, no Enade 2004 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), as notas médias dos alunos concluintes nas provas de conteúdo específico (que “avaliam os saberes fundamentais exigidos em cada área profissional”) foram de 2,66 (curso com nota média mais baixa); 4,72 (curso com nota média intermediária); e 6,68 (curso com nota média mais alta). Nos demais nove cursos avaliados, as notas médias variaram entre 3,32 (mais baixa) e 5,52 (mais alta).2

→ Os cursos avaliados no Enade 2004 são: 

· Agronomia · Educação Física · Enfermagem · Farmácia · Fisioterapia · Fonoaudiologia · Medicina · Medicina Veterinária • Nutrição · Odontologia · Serviço Social · Terapia Ocupacional · Zootecnia.

 

2006 

· Em 31 de maio de 2007, o Portal Terra publica matéria intitulada “Enade: nota média nos conteúdos específicos é 36,4” (numa escala de 0 a 100; ou 3,64 numa escala de 0 a 10). Segundo o portal, as notas médias dos alunos concluintes nas provas de conteúdo específico do Enade 2006 ficaram entre 25,7 (ou 2,57), curso com nota média mais baixa,  e 46,3 (ou 4,63), curso com nota média mais alta. Ainda de acordo com a matéria “participaram da prova 386.424 estudantes – 211.837 ingressantes e 174.686 concluintes – de todos os Estados e Distrito Federal”.3

→ Os cursos avaliados no Enade 2006 são:

· Administração, · Arquivologia · Biblioteconomia · Biomedicina · Ciências Contábeis · Ciências Econômicas · Comunicação Social · Design · Direito · formação de professores (normal superior) · Música · Psicologia · Secretariado Executivo · Teatro · Turismo.

 

2012 

· Em 27 de julho de 2012, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), publica matéria intitulada “Em 7 anos da aplicação do Exame do Cremesp, índice de reprovação preocupa”. De acordo com os dados divulgados pelo Conselho, dos “4.821 estudantes [de medicina] que participaram do Exame do Cremesp entre 2005 e 2011, 2.250 não foram aprovados, uma taxa de reprovação correspondente a 46,7%. Ou seja, entre todos os formandos que estavam prestes a entrar no mercado – e que fizeram as provas —, quase a metade foi considerada despreparada para o exercício da profissão, segundo critérios mínimos estabelecidos pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.”4

 

2013 

· Em 05 de abril 2013, o G1 (portal de notícias da Globo) publica matéria intitulada “OAB divulga o resultado definitivo do IX Exame de Ordem Unificado”. Segundo o portal, dos quase 115 mil bacharéis em Direito que se inscreveram, em todo Brasil, pouco mais de 12 mil foram aprovados nas duas etapas do Exame (prova objetiva e prova prático-profissional). “A taxa total de aprovação, mesmo com os recursos, foi de 10,6%, de acordo com a Ordem dos Advogados. É o índice mais baixo desde que o exame foi unificado, em 2010”.5

· Em 18 de abril do mesmo ano, a Folha de São Paulo publica matéria intitulada “Estado de SP tem menor aprovação no exame da OAB desde 2005”. De acordo com o jornal, participaram do IX Exame, mais de 23 mil bacharéis em Direito, sendo que apenas 1.800 foram aprovados. “O índice de aprovação no exame realizado em fevereiro foi de 7,6%, o pior desempenho do Estado desde maio de 2005, quando 7,15% dos candidatos foram aprovados.”6

 

2015

· Em 8 de março de 2017, o G1 (portal de notícias da Globo), em artigo intitulado “11% dos cursos de graduação têm conceito abaixo da média, diz MEC”, declara sobre o Enade 2015: “Um novo retrato dos cursos de graduação no Brasil mostra que somente uma minoria dos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2015 alcançou as notas máximas. Além disso, nos últimos quatro anos, se manteve estável o total de cursos com resultados insatisfatórios. De acordo com um dos cenários, 11,3% dos cursos ficaram com as notas mais baixas (1 e 2) e somente 1,2% alcançaram nota 5, a máxima possível.7

→ Os cursos avaliados no Enade 2015 são: 

Cursos que conferem diploma de bacharel: · Administração · Administração Pública · Ciências Contábeis · Ciências Econômicas · Jornalismo · Publicidade e Propaganda · Design · Direito · Psicologia · Relações Internacionais · Secretariado Executivo · Teologia · Turismo. 

Cursos que conferem diploma de tecnólogo: · Comércio Exterior · Design de Interiores · Design de Moda · Design Gráfico · Gastronomia · Gestão Comercial · Gestão da Qualidade · Gestão de Recursos Humanos · Gestão Financeira · Gestão Pública · Logística · Marketing · Processos Gerenciais.

 

2016

· Em 1º de setembro de 2017, o G1 (portal de notícias da Globo), em artigo intitulado “Apenas 6% dos cursos obtêm conceito máximo no Enade 2016”, informa: “Apenas 6% dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2016 conseguiram conceito máximo na prova. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inepe).”8

→ Os cursos avaliados no Enade 2016 são: 

Cursos que conferem diploma de bacharel: · Agronomia · Biomedicina · Educação · Física · Enfermagem · Farmácia · Fisioterapia · Fonoaudiologia · Medicina · Medicina Veterinária · Nutrição · Odontologia · Serviço Social · Zootecnia. 

Cursos que conferem diploma de tecnólogo: · Agronegócio · Estética e Cosmética · Gestão Ambiental · Gestão Hospitalar · Radiologia.

 
Prof. Marcos Gomes

· Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Graduado em Filosofia (bacharel e licenciado) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

· Professor de ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) de instituições públicas e privadas catarinenses (FACVEST, UNIPLAC, CESUSC, UNIFEB e USJ).

 

Leia também:

→ A crise na graduação

Relação de mais de 240 artigos que retratam, entre os anos de 2002 e 2017, a invariável e recorrente crise do ensino de graduação presencial e a distância (bacharelado, licenciatura e tecnológico) no Brasil.

→ O terceiro elemento

Proposta de preparação do aluno de graduação para o desempenho acadêmico de excelência.

 
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1 WEINBERG, M. As notas no Provão dos 260 melhores cursos superiores. Veja, n. 1847, 31 jan. 2004. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/310304/p_084.html>. Acesso em: 5 jan. 2013.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Enade mostra desempenho semelhante entre ingressantes e concluintes. Portal MEC, 3 maio 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2822&catid=201>. Acesso em: 10 jan. 2003.

TERRA. Enade: nota média nos conteúdos específicos é 36,4. Terra, 31 maio 2007. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI1658376-EI8266,00.html>. Acesso em: 15 jan. 2003.

4 CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Em 7 anos de aplicação do Exame do Cremesp, índice de reprovação preocupa. Disponível em: <http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=NoticiasC&id=2570>. Acesso em: 10 jan. 2013.

5 OAB divulga o resultado definitivo do IX Exame de Ordem Unificado. G1, São Paulo, 5 abr. 2013. Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/04/oab-divulga-o-resultado-definitivo-do-ix-exame-de-ordem-unificado.html>. Acesso em: 8 jan. 2013.

6 VELOSO, L. Estado de SP tem menor aprovação no exame da OAB desde 2005; Folha de São Paulo, São Paulo, 18 abr. 2013. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/04/1264557-estado-de-sp-tem-menor-aprovacao-na-oab-desde-2005.shtml>. Acesso em: 8 jan. 2013.

7 FAJARDO, V.; FREDERICO, G. 11% dos cursos de graduação têm conceito abaixo da média, diz MEC; G1 – Portal de Notícias da Globo, Rio de Janeiro, 08 mar. 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/11-dos-cursos-de-graduacao-tem-conceito-abaixo-da-media-diz-mec.ghtml>. Acesso em: 15 nov. 2017

8 Apenas 6% dos cursos obtêm conceito máximo no Enade 2016. G1 – Portal de Notícias da Globo; Rio de janeiro, 1º set. 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/apenas-6-dos-cursos-obtem-conceito-maximo-em-exame-nacional-do-ensino-superior-de-2016.ghtml>. Acesso em: 17 nov. 2017.