Apresentação

O curso decorre de um modelo teórico próprio que encontra aplicação junto ao tema da maioridade intelectual. Extensivo, como tal tema preconiza, ao Saber produzido pela Humanidade, a acomodação de tal modelo, em formato de curso, visa abordar as noções de esclarecimento, autonomia, emancipação e independência intelectuais, traços essenciais à condição de pessoa esclarecida.  

O modelo teórico em questão aborda, desse modo, os pressupostos de base da maioridade (esclarecimento, autonomia, emancipação e independência), ensejando a concepção de pessoa esclarecida como a que alcança a maioridade intelectual em relação ao Saber produzido pela Humanidade.

 

Nota: Empregada no sentido da pessoa que busca esclarecer-se intelectualmente (ou seja, que toma determinado tipo de saber como objeto de seus estudos), a noção de esclarecimento consiste do primeiro passo para a obtenção da autonomia, da emancipação e da independência intelectuais (em relação a tal saber). É que, tomada no contexto do conceito de maioridade, a noção de esclarecimento vem a ser decorrente da ideia de Aufklärung, concepção filosófica e cultural conhecida como Iluminismo, Ilustração, Filosofia das Luzes, Séculos das Luzes e Esclarecimento. Razão pela qual as noções de maioridade intelectual e pessoa esclarecida remontam ao pensamento europeu do século XVIII e, mais recentemente, ao do século XX. Todavia, de ambos períodos, guardamos apenas as referências a tais conceitos, reservando ao Curso abordagens próprias às referidas noções. O que, em outros termos, significa dizer que o Curso não consiste da apresentação das noções de maioridade intelectual e pessoa esclarecida ensejadas pelos pensadores dos períodos assinalados. Assim, para evitar mal-entendidos e assegurar que tais noções decorrem de abordagens próprias, elaboramos um breve relato intitulado Origem das Noções de Maioridade Intelectual e Pessoa Esclarecida.

 

Objetivo

O curso tem como objetivo apresentar a noção de maioridade intelectual considerada no contexto de um modelo teórico que enseja o processo pelo qual a pessoa, buscando o esclarecimento em relação ao conhecimento humano, conquista a maioridade, ou seja, a autonomia, a emancipação e a independência em relação ao Saber produzido pela Humanidade.

 

Objetivos Específicos

· Evidenciar a disposição do quadro geral do Saber – tendo em vista o embasamento intelectual em sentido amplo;

· Propiciar a compreensão de diferentes áreas do conhecimento e modelos de pensamento – tendo em vista os distintos enfoques de interpretação da realidade;

· Promover a organização do pensar – tendo em vista o ordenamento das múltiplas referências de compreensão teórica;

· Ampliar a visão de mundo – tendo em vista os diferentes modos de percepção geral da realidade;

· Predispor para a consciência histórica – tendo em vista as transformações das sociedades no espaço e no tempo;

· Estimular a leitura de obras de conhecimentos gerais – tendo em vista a pertinência dos clássicos do Saber, da cultura, da literatura e de outros campos do pensamento;

· Incentivar o estudo diligente de cultura geral – tendo em vista a instrução criteriosa de temas e assuntos históricos e atuais;

· Favorecer o resgate dos desdobramentos históricos, sociais e geográficos dos países ocidentais e orientais – tendo em vista o olhar sobre a disposição cultural (material e imaterial) dos povos;

· Abranger a formação humanística indispensável a toda e qualquer atividade acadêmica e profissional no presente e no futuro – tendo em vista a conexão prevista no início do século XXI entre as Humanidades e as áreas Tecnológicas e Técnicas.

 

Nota: A seção Objetivos Específicos procura unicamente dimensionar o alcance do Curso decorrente das noções de maioridade intelectual e pessoa esclarecida então abordadas. Ou seja, o Curso não trata, pontualmente, do desenvolvimento dos tópicos da referida seção (nem tampouco consiste, como pode parecer à primeira vista, do estudo das Humanidades). O Curso está, desse modo, estritamente direcionado à noção de maioridade como esclarecimento, autonomia, emancipação e independência intelectuais.

 

Conteúdo Programático

Composto de Unidades Programáticas que tratam da noção de maioridade intelectual.

 

Público-alvo

Público em geral.

 

Metodologia de Ensino

Aulas expositivas e dialogadas, com uso de projetor, emprego de recursos didáticos e linguagem acessível ao ensino do tema proposto.

 

Carga Horária

· Aulas: 1 encontro por semana de 3 horas (com intervalo)

· Período: 4 meses (16 semanas)

· Carga horária total: 48 horas

 

Aula de Apresentação

· Visa explicitar a proposta do curso e possibilitar a avaliação do mesmo por parte do/a participante . Ministrada sem custo.

Agende pelo 48 99112-9052 WhatsApp

 

Investimento

· Inscrição e 4 mensalidades.

 
Ministrante

Prof. Marcos Gomes

· Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Graduado em Filosofia (bacharel e licenciado) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

· Docente em cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) de instituições públicas e privadas catarinenses – FACVEST, UNIPLAC, CESUSC, UNIFEB e USJ.

 

Contato

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